O que é Termografia?

DEFINIÇÃO: Modalidade de Manutenção preditiva através da inspeção TERMOGRÁFICA em Sistemas Mecânicos, Elétricos e de Processos executada com a emissão de laudos técnicos indicando as distorções operacionais e suas respectivas ações corretivas, ilustrados com os respectivos termogramas e registros fotográficos dos pontos de calor excessivo.
A foto abaixo mostra um disjuntor a olho nú aparentemente em estado normal de funcionamento.
Olhando novamente o mesmo equipamento (figura abaixo) com a imagem térmica. Verificamos que o disjuntor está com um aquecimento pontual interno, o que identifica um problema de aquecimento por mau contato. Apesar da temperatura ainda estar dentro de uma faixa segura, deve-se providenciar a troca do equipamento, pois o problema deve se agravar até que o equipamento entre em defeito, ocasionando sérios transtornos a empresa com paradas não programadas e perdas de produção.

Outras Imagens Termográficas:



PRINICPAL OBJETIVO: O principal objetivo e prevenir falhas e prolongar a eficiência operacional dos sistemas.
Para a realização da termografia não são necessários os desligamentos de quaisquer máquinas e equipamentos elétricos.
O que ocasiona uma redução sensível nos custos de manutenção da Empresa, na ordem de 20% a 50%.

1.1. PRINCÍPIO DA TERMOGRAFIA
Termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho.
O infravermelho é uma freqüência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional a sua temperatura. São, portanto, emissões de infravermelho através de uma tela de TV, produzindo imagens técnicas chamadas de TERMOGRAMAS, que, em resumo, permitem a visualização da distribuição de calor na região focalizada.
Assim, através do termovisor, fica extremamente fácil a localização de regiões quentes ou frias, através da interpretação dos termogramas que fornecem imagens, em faixas de temperatura que podem cobrir de –40 a 1500 ºC.

2- ÁREA DE ABRANGÊNCIA:

ELÉTRICA E ELETRÔNICA;

ÁREA MECÂNICA E PROCESSOS;

ROLAMENTOS E MANCAIS;

MOTORES ELÉTRICOS.

COMO É REALIZADA:
Com  profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração.
Termovisores de alta performance da marca Fluke (imagens abaixo)