quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instalação de janela de inspeções termográficas

A termografia infravermelha tem sido usada há vários anos para inspecionar equipamentos e componentes elétricos. Anormalidades térmicas são detectadas e associadas a falhas elétricas, as quais podem causar situações de risco, danos a equipamentos e paradas de produção.
Uma das maiores preocupações durante uma inspeção refere-se às medidas de segurança para evitar explosões, arcos elétricos e choques, especialmente, no momento de abertura dos painéis. As Janelas de Inspeções Termográficas (JIT) são desenvolvidas para permitir que o termografista consiga visualizar e gravar as imagens térmicas durante a inspeção, sem a necessidade de abrir os painéis.
Uma Janela de Inspeção Termográfica (JIT) é basicamente uma lente composta de material polímero ou cristal, juntamente com uma base plástica de alta resistência ou de alumínio naval. A lente permite a passagem da radiação infravermelha na frequência utilizada pelos termovisores para inspeção. As janelas são montadas nos painéis em posições que permitem a inspeção dos componentes elétricos internamente. Muitas vezes, mais de uma janela de inspeção termográfica é instalada em um painel, a fim de permitir a inspeção completa dos componentes internos.
Confira o passo a passo da instalação de uma Janela de Inspeção Termográfica (JIT):
1º PASSO
Selecione as ferramentas a serem utilizadas:
- um termovisor para identificar o posicionamento adequando para instalar a janela;
- uma furadeira com uma broca de 4 mm;
- uma lima para remoção de rebarbas;
- uma serra copo ou prensa hidráulica com a medida adequada ao modelo adquirido;
- chaves para aperto dos parafusos e porcas.
2º PASSO
Utilizando o termovisor, escolha o local adequado para a instalação da janela de inspeçãotermográfica. Certifique-se que a posição escolhida terá ângulo adequado para inspecionar os componentes internos do painel.

A fórmula aproximada para posicionamento da JIT é:
Fórmula: D = d x 2.5 (aproximadamente)
Exemplo: 30 cm (distância entre janela e o alvo)
D = 30 x 2.5
D = 75 cm (diâmetro da área visível pelo termovisor)
3º PASSO
Fixe este gabarito adesivo na posição em que a janela de inspeção será instalada.


4º PASSO
Faça um furo-guia de 2 mm no centro do gabarito.
Faça furos de 5 mm conforme indicação no gabarito autoadesivo.
5º PASSO
Use uma serra copo ou uma prensa hidráulica para fazer o corte de 75 mm conforme indicações no gabarito. Com a lima, limpe todas as rebarbas antes da fixação da janela de inspeção termográfica.
6º PASSO
Posicione a janela na frente, insira os parafusos de fixação nos furos realizados pelo gabarito, coloque as ruelas e porcas, utilize ¼ de volta intercalando os parafusos, a fim de não enrugar a película (lente polímero transparente ao infravermelho).
Sua JIT está pronta para ser utilizada.


JAQUES MACHADO VALLE é engenheiro eletricista, mestre em Marketing e Administração e sócio-diretor da Infrared Service Tecnologia em Manutenção Preditiva Ltda.