quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Inspeção de Motores Elétricos



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Os motores elétricos são a espinha dorsal da indústria. O Departamento de Energia dos EUA estima que só nos EUA existem mais de 40 milhões de motores funcionando na indústria, e o fato que esses motores usam 70 % da eletricidade consumida pela indústria indica sua importância.
Um programa para evitar falhas dispendiosas na sua fábrica se beneficiará da inclusão da geração de imagens térmicas como uma técnica de monitoramento de condições em motores elétricos. Usando um termógrafo portátil, você pode capturar medições de temperatura infravermelhas do perfil de temperatura de um motor na forma de uma imagem bidimensional.
As imagens térmicas de motores elétricos revelam suas condições operacionais conforme elas são refletidas pela temperatura de sua superfície. Esse monitoramento de condições é uma maneira importante de evitar muitos defeitos inesperados do motor em sistemas essenciais para os processos de fabricação, comercias e institucionais.

O que deve ser verificado?

Idealmente, você deve verificar os motores quando eles estão funcionando sob condições operacionais normais. Diferentemente do termômetro infravermelho que captura apenas a temperatura em um único ponto, um termógrafo pode capturar temperaturas em milhares de pontos de uma só vez para todos os componentes críticos: o motor, o acoplamento do eixo, o motor e os rolamentos do eixo e a caixa de engrenagens.

O que buscar?

Todos os motores devem listar a temperatura operacional normal no letreiro. Enquanto a câmera infravermelha não pode ver dentro do motor, a temperatura da superfície externa é um indicador da temperatura interna. Conforme o motor fica mais quente na parte interna, também fica mais quente na parte externa.

O que representa um "alerta vermelho"?

As condições dos equipamentos que geram riscos à segurança devem ser as prioridades mais altas nos reparos. Depois disso, considere que cada motor possui uma temperatura operacional máxima que normalmente aparece em seu letreiro e representa a elevação máxima permitida em temperatura acima do ambiente do motor. (A maioria dos motores foi projetada para operar em temperaturas ambientes que não excedem 40°C.)

Qual é o possível custo de uma falha?

Para um motor específico, você pode fazer uma análise com base no custo do motor, na quantidade em média de tempo que uma linha fica desligada depois de uma falha do motor, na mão de obra necessária para modificar um motor etc.

Ações de acompanhamento

Se você suspeitar que o superaquecimento é resultado de uma das opções a seguir, considere a ação descrita:
  1. Fluxo de ar inadequado.
  2. Tensão desequilibrada ou sobrecarga.
  3. Falha iminente do rolamento.
  4. Falha no isolamento.
  5. Desalinhamento do eixo.
Sempre que você descobrir um problema usando um termógrafo, use o software associado...