terça-feira, 27 de março de 2012

Termografia Infravermelha - Detecção de Defeitos - Ensaios não Destrutivos

O ensaio é realizado com aquisição de imagens da superfície do sólido através da câmera infravermelha, em uma frequência que depende das características dos materiais, espessuras e profundidades dos defeitos. 

O material pode ser aquecido previamente, sofrendo um processo de resfriamento, como na saída de um forno, ou pode ser aquecido através da aplicação de um fluxo de calor radiativo variável. Este pode ocorrer pela aplicação de um pulso único ou da aplicação de pulsos repetitivos, de forma cíclica.





Imagens - Detecção de Defeitos Internos

A aquisição de dados é feita com uma câmera IV Flir.

Programas numéricos de simulação, de aquisição e tratamento de dados estão sendo elaborados, juntamente com a montagem de bancadas experimentais.


 

Termografia mostra que novo iPad é mais quente que anterior

Pouco depois de lançado no mercado, o novo iPad acabou se envolvendo em uma polêmica quente. Alguns dos donos do recém-comprado tablet reclamaram em fóruns especializados que o dito aparelho esquentava demais, até para ser segurado. 

Um teste do site alemão Tweakers.net revelou que ele fica mesmo mais quente do que o modelo anterior, mas não é o suficiente para fazer do novo modelo do iPad uma torradeira eficiente.





O site capturou a imagem acima usando uma câmera infravermelha para mostrar o quanto os dois últimos iPads atingem em temperatura após rodar o teste GLBenchmark por 5 minutos. O iPad 2 atingiu 28,3 graus Celsius enquanto que o novo iPad chegou a 33,6 graus Celsius.


Ao saber do potencial “Heatgate” se formando, a Apple decidiu se manifestar sobre o assunto (algo raro para a empresa) e declarou que “o novo iPad oferece uma tela Retina incrível, processador A5x, suporte para 4G LTE e mais 10 horas de bateria, tudo enquanto opera normalmente dentro dos limites térmicos. Se clientes tiverem alguma preocupação, eles devem entrar em contato com o AppleCare”. Ou seja, essa temperatura está dentro do esperado.

Mesmo com a declaração da empresa e os testes do site, o pesadelo da Apple não parece que acabou. A conhecida revista de teste de produtos Consumer Reports declarou que vai testar o novo iPad no seu laboratório e questionar a pessoas da área médica se os usuários correm mesmo risco à saúde com o novo tablet. Os resultados devem sair na próxima terça-feira.

A Apple parece ter entrado em uma daquelas situações em que jogar panos quentes não deve resolver. No caso, isso pode até piorar.

Atualização às 16:32 | O Consumer Reports publicou um relatório adiantado das suas descobertas sobre o novo iPad. Eles mostram que o novo iPad pode atingir temperaturas de até 45ºC durante um jogo graficamente intensivo, no caso Infinity Blade II.

A revista diz que ele passou a impressão de estar bem quente mas que “não estava particularmente desconfortável de se segurar”.
Com informações: EngadgetReuters.

terça-feira, 13 de março de 2012

Portugal - Vôos que testam a eficiência energética dos edifícios

Publicado por Casa dos Bits

Saem ao início da noite os aviões que estão a fotografar os edifícios de Lisboa, com o objetivo de traçar mapas que servirão para diagnosticar e identificar falhas em termos de isolamento térmico.

As perdas de calor pelas coberturas dos edifícios, o ordenamento na distribuição da Rede de Iluminação Pública, a presença de Ilhas de Calor nas cidades e a eficiência na distribuição e produção de eletricidade são alguns dos focos analisados neste projeto da responsabilidade da Municípia Energy, uma das unidades de negócio da Municípia.

A recolha de dados assenta na utilização de dois sensores distintos durante os voos: uma câmara aérea digital RGB+IV e uma câmara térmica, que permitem combinar a aquisição de imagem Visível, Infravermelho Próximo e Térmico.

Como a amplitude térmica dos objetos em análise tem de ser protegida das normais fontes de radiação a que estão sujeitos durante o dia, os testes de voo noturno são sempre realizados ao início da noite.

"Os voos estão a ser conduzidos neste período de temperaturas baixas e ao início da noite, altura em que ainda se mantêm as climatizações nos edifícios de serviços e já se encontram em funcionamento os aquecimentos das habitações", justifica o responsável pela divisão de fotografia aérea da Municípia, Carlos Luiz.




O objetivo é criar bases espaciais de análise "abrangente e georreferenciada", que permitam observar a performance dos edifícios e da Rede de Iluminação Pública.

Em última análise, o projeto vai contribuir para a "eliminação dos desperdícios e redução da fatura energética e dos impactos no meio ambiente", acrescenta.

Jerónimos

quinta-feira, 8 de março de 2012

Concerto Ciência com Termografia / Anatomia Musical: do visível ao invisível

Um olhar indiscreto revela o lado oculto de uma performance musical. 
O estudo de uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade do Porto, e do Instituto Politécnico do Porto, sai dos laboratórios e sobe ao palco do Salão Nobre da Reitoria no dia 14 de Março de 2012, pelas 21h30, para dar lugar a um concerto inédito onde a arte se alia à ciência. 

A violinista Ianina Khmelik é o alvo de uma câmara termográfica que desvenda o lado invisível de um corpo em ação. Acompanhada pelo Dj YUR, Ianina Khmelik percorre vários estádios de desenvolvimento técnico num repertório que se estende de Bach até ao presente.

A termografia tem sido utilizada por Joaquim Gabriel para avaliar alterações ao nível do complexo músculo-esquelético em instrumentistas de orquestra.
A entrada é gratuita.


Local: Salão Nobre da Reitoria da UPorto
Horário: 21h30
Entrada livre