quinta-feira, 24 de junho de 2010

O que é a termografia?


Termografia é a ciência de permite tirar fotografias da energia térmica dos materiais.

Absolutamente tudo o que existe em nosso planeta irradia energia de infravermelhos.

Uma câmera de imagens térmicas permite "ver" esta energia de infravermelho ou calor que a olho "nú" não conseguimos ver, ajudando a identificar problemas antes que eles ocorram.

Uma imagem térmica pode mostrar o calor gerado por um equipamento. Abaixo mostramos a imagem de motores elétricos em funcionamento gerando energia em forma de calor.



quarta-feira, 23 de junho de 2010

A importância da infra-estrutura das Empresas e a Termografia !

Antigamente a área de infra-estrutura nas Empresas era relegada a um segundo plano, tanto no que se refere ao planejamento e ao provisionamento, o que trazia como consequência, uma manutenção deficiente, não estruturada, gerando ações basicamente corretivas, não programadas, e sem qualquer preocupação com custo.
Atualmente a estrutura empresarial vem se alterando de forma a sistematizar e racionalizar as suas atividades com enfoque na disponibilidade dos serviços, qualidade e, enfaticamente, na redução de custos, para adequá-la ao novo cenário.
Com isso tem ocorrido uma ampla modernização das Empresas e, dentro desse contexto, o segmento de supervisão e gerência da infra-estrutura passou a ter um papel de destaque.
Como resultado dessa transformação e com a supervisão “enxergando” em tempo real toda a planta, a infra-estrutura teve a sua vulnerabilidade exposta em diversas ocasiões, despertando como consequência, uma premente necessidade de mudança estrutural que foi inicialmente direcionada para a área de manutenção de energia, climatização e proteção elétrica em estações localizadas em áreas abertas.
Com a reestruturação do segmento de manutenção de Infra-estrutura, se verificou uma transformação profunda na área, onde os conceitos de manutenção se alteraram amplamente, através da busca e introdução de uma nova sistemática de gestão da planta em operação, com o estabelecimento de umamissão voltada para a busca da disponibilidade dos serviços, qualidade e a adequação de custos.
Para possibilitar o alinhamento a essa missão foram estabelecidas diretrizes cujos desdobramentos culminaram na busca de novos métodos de manutenção e, por fim, em uma decisiva mudança conceitual, de:
“Deixar quebrar para consertar” para: “Trabalhar para se evitar a falha”.
Assim, diante desse nova realidade, se tem buscado um constante ajuste de percentual de manutenção corretiva não programada e, sobretudo, a introdução de modernas técnicas e métodos de manutenção como a manutenção preditiva sistematizada.
Como resultado, esse segmento já tem alcançado um maior grau de confiabilidade, o que tem gerado como consequências uma maior disponibilidade da planta de energia e climatização e a tão buscada redução de custos.
2 A Manutenção Preditiva:
A mudança da estrutura organizacional trouxe a criação de uma divisão de manutenção de infraestrutura alinhada com o novo conceito de uma moderna manutenção focada em resultados. Através de desdobramentos de metas, oriundas da missão proposta para a nova manutenção, várias ações foram conduzidas para se alcançar a disponibilidade de 24 horas por dia para as estações estratégicas da empresa.
2.1 A Termografia como Ferramenta Preditiva:
• A termografia é uma técnica de manutenção preditiva através de inspeção por instrumento, para se identificar pontos críticos e vulneráveis de circuitos elétricos (de telecomunicações) baseados na emissão de calor de seus componentes e partes como: Disjuntores, chaves seccionadoras, fusíveis,contatores, conexões, barramentos etc.
• O instrumento utilizado é a câmara termográfica, constituída de sensores de radiação na faixa doespectro do infravermelho e que registra em tonalidades de cores diferenciadas em escala gradativa as emissões de calor dos “pontos quentes” em função da temperatura de cada um deles.
• A inspeção termográfica pode ser realizada com os equipamentos em operação normal, não acarretando qualquer risco ao funcionamento ou a sua segurança ou da infra-estrutura ou pessoal.
• A motivação principal da aplicação dessa ferramenta preditiva é a identificação de pontos de possíveis falhas, para possibilitar ações, antes que elas ocorram e, sobretudo para direcionar a intervenção da manutenção corretiva de forma programada, ponderada ao grau de criticidade do“ponto quente”, na importância estratégica de cada circuito, bem como na disponibilidade requerida para cada circuito considerando o impacto provocado pela sua paralisação, no contexto empresarial.
2.1.1 Considerações técnicas operacionais:
• São considerados “pontos quentes” as partes dos circuitos que apresentam temperatura superior a Máxima Temperatura Admissível para o funcionamento em regime contínuo de cada componente ou “parte de circuito elétrico ou eletrônico” em inspeção. Assim, cada componente pode apresentar valores diferentes de MTA. Esses valores podem ser obtidos através de normalização disponível ou fornecidos pelos fabricantes.
• Os valores de MTA genericamente podem ser considerados de 60° para cabos isolados em Subestações ou redes de distribuição de energia elétrica ou 70° para as demais aplicações e 90°para conexões. As medições finais são corrigidas em função da temperatura ambiente e para acondição de carga nominal.

Quais são os benefícios para o setor industrial?

BENEFÍCIOS:

· Manutenção Preditiva – Permite antecipar danos que possam causar elevados custos nos reparos;
· Estoques – A prevenção de problemas em potencial permite o baixo investimento na estocagem;
· Consumo de energia – Permite corrigir problemas que causam perda e consumo de energia em excesso; TODO SOBREAQUECIMENTO GERA CONSUMO ANORMAL.
· Tempo – inspeção de uma grande quantidade de equipamentos em curto período de tempo;
· Avaliação das cargas nos painéis – Fácil diagnóstico durante o funcionamento do equipamento;
· Apoio à equipe de manutenção – Avaliação da qualidade de serviços executados;
· Planejamento – permite um prévio planejamento antes da conclusão do serviço poupando tempo;
· Vida Útil – Ao detectar o problema evita-se a queima ou perda desnecessária de peças.
· Investimento: baixo investimento levando-se em consideração ao problemas causados quando da ocorrência de problemas que causem a interrupção do trabalho na Empresa.


A foto abaixo mostra um disjuntor a olho nú aparentemente em estado normal de funcionamento.


Olhando novamente o mesmo equipamento com a imagem térmica. Verificamos que o disjuntor está com um aquecimento pontual interno, o que identifica um problema de aquecimento por mau contato. Apesar da temperatura ainda estar dentro de uma faixa segura, deve-se providenciar a troca do equipamento, pois o problema deve se agravar até que o equipamento entre em defeito, ocasionando sérios transtornos a empresa com paradas não programadas e perdas de produção.

sábado, 19 de junho de 2010

Quais são as vantagens em se utilizar uma câmera de imagens térmicas?



São várias as vantagens. Dentre elas destacamos:

- Poder realizar inspeções sem interromper o funcionamento de máquinas e equipamentos;

- Poder melhorar a manutenção dos equipamentos, podendo focar a manutenção nos pontos onde sejam realmente necessários;

- Poder aumentar a confiabilidade de um equipamento ou instalação, ao ser localizado um problema antes da falha, evitando-se as paradas não programadas;

- Poder melhorar a segurança dos equipamentos, reduzindo os riscos de acidentes;

- Poder economizar dinheiro, já que a manutenção custa bem menos do que os custos com paradas não programadas.


O uso de imagens termicas pode resultar em aumento do tempo de produção com redução do tempo de paradas não programadas, resultando em aumento de produção.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instalação de janela de inspeções termográficas

A termografia infravermelha tem sido usada há vários anos para inspecionar equipamentos e componentes elétricos. Anormalidades térmicas são detectadas e associadas a falhas elétricas, as quais podem causar situações de risco, danos a equipamentos e paradas de produção.
Uma das maiores preocupações durante uma inspeção refere-se às medidas de segurança para evitar explosões, arcos elétricos e choques, especialmente, no momento de abertura dos painéis. As Janelas de Inspeções Termográficas (JIT) são desenvolvidas para permitir que o termografista consiga visualizar e gravar as imagens térmicas durante a inspeção, sem a necessidade de abrir os painéis.
Uma Janela de Inspeção Termográfica (JIT) é basicamente uma lente composta de material polímero ou cristal, juntamente com uma base plástica de alta resistência ou de alumínio naval. A lente permite a passagem da radiação infravermelha na frequência utilizada pelos termovisores para inspeção. As janelas são montadas nos painéis em posições que permitem a inspeção dos componentes elétricos internamente. Muitas vezes, mais de uma janela de inspeção termográfica é instalada em um painel, a fim de permitir a inspeção completa dos componentes internos.
Confira o passo a passo da instalação de uma Janela de Inspeção Termográfica (JIT):
1º PASSO
Selecione as ferramentas a serem utilizadas:
- um termovisor para identificar o posicionamento adequando para instalar a janela;
- uma furadeira com uma broca de 4 mm;
- uma lima para remoção de rebarbas;
- uma serra copo ou prensa hidráulica com a medida adequada ao modelo adquirido;
- chaves para aperto dos parafusos e porcas.
2º PASSO
Utilizando o termovisor, escolha o local adequado para a instalação da janela de inspeçãotermográfica. Certifique-se que a posição escolhida terá ângulo adequado para inspecionar os componentes internos do painel.

A fórmula aproximada para posicionamento da JIT é:
Fórmula: D = d x 2.5 (aproximadamente)
Exemplo: 30 cm (distância entre janela e o alvo)
D = 30 x 2.5
D = 75 cm (diâmetro da área visível pelo termovisor)
3º PASSO
Fixe este gabarito adesivo na posição em que a janela de inspeção será instalada.


4º PASSO
Faça um furo-guia de 2 mm no centro do gabarito.
Faça furos de 5 mm conforme indicação no gabarito autoadesivo.
5º PASSO
Use uma serra copo ou uma prensa hidráulica para fazer o corte de 75 mm conforme indicações no gabarito. Com a lima, limpe todas as rebarbas antes da fixação da janela de inspeção termográfica.
6º PASSO
Posicione a janela na frente, insira os parafusos de fixação nos furos realizados pelo gabarito, coloque as ruelas e porcas, utilize ¼ de volta intercalando os parafusos, a fim de não enrugar a película (lente polímero transparente ao infravermelho).
Sua JIT está pronta para ser utilizada.


JAQUES MACHADO VALLE é engenheiro eletricista, mestre em Marketing e Administração e sócio-diretor da Infrared Service Tecnologia em Manutenção Preditiva Ltda.